logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Exercícios 9 ano: Rússia e Leste Europeu

1) Em outubro de 1917 ocorreu uma revolução liderada pelo partido Bolchevique na Rússia. Essa revolução ficou conhecida como " Revolução Russa". Aponte algumas mudanças sociais, econômicas e políticas ocorridas na Rússia, em decorrência dessa revolução.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Como é conhecida a parte da Europa composta por antigos países socialistas ligados à antiga URSS, incluindo a parte socialista da Alemanha?
a) Europa Ocidental
b) Europa meridional
c) Europa Mediterrânea
d) Leste Europeu
e) Mercado Comum Europeu

3) Aponte dois acontecimentos ocorridos no continente europeu no final dos anos 80 e início dos anos 90 que levaram à crise do socialismo e consequentemente ao fim da URSS.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Analise as afirmativas sobre as características da CEI e marque a alternatica com as afirmativas verdadeiras:
I – A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros.

II – Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.

III – Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas. 
Portanto, as afirmativas corretas são:

a) Todas as alternativas
b) Alternativas I e II
c) Alternativas I e III
d) Alternativas II e III
e) Somente a alternativa I


5) A CEI é um bloco integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a alternativa que indica essas três nações.
a) Letônia, Lituânia e Estônia
b) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão
c) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia
d) Armênia, Rússia e Uzbequistão
e) Romênia, Bulgária e Hungria

6) Referindo-se às ex-repúblicas que decidiram ficar de fora da CEI, à qual a pergunta 6 trata, diga como são conhecidas as repúblicas mencionadas na pergunta 6.
a) Repúblicas Ibéricas
b) Repúblicas Balcânicas
c) Repúblicas Bálticas
d) Repúblicas do Cáucaso
e) Repúblicas de Weimar

7) Durante a existência da URSS,  a organização da vida social e econômica do povo soviético era baseada em planos feitos pelo governo. Como erma conhecidos esses planos?
a) Planos de Metas
b) Planos Quinquenais
c) Planos de Verão
d) Planos Sazonais
e) Planos de mercado

8) Após encontrar a alternativa correta, da questão 8, escreva de maneira resumida em que consistia esses planos elaborados pelo governo soviético, que organizava a vida social e econômica do povo soviético.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Marque a alternativa como tipo de industria que consumia quase todos os recursos da URSS, ou seja, o tipo de indústria em que o governo soviético investia a maior parte dos recursos.
a) têxtil
b) alimentícia
c) química fina
d) armamentista
e) robótica

10) Em que consiste a CEI - Comunidade dos Estados Independentes?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 - Assinale a alternativa em que aparecem as características comuns dos países do Leste Europeu.
I. Todos os países fazem parte da CEI.
II. Todos os países encontram-se na Europa.
III. Todos os países foram socialistas durante o período da Guerra Fria.
IV. Todos os países fazem parte do grupo dos países desenvolvidos na atualidade.
V. Todos os países fazem parte da União Europeia na atualidade.

a) (   ) As afirmações I, II e III estão corretas.
b) (   ) As afirmações II, III e V estão corretas.
c) (   ) As afirmações I, III e IV estão corretas.
d) (   ) As afirmações II, III e IV estão corretas.

12 - Assinale a alternativa que melhor caracteriza o desenvolvimento econômico dos países de economia fraca do Leste Europeu.

I. São países que apresentam dependência tecnológica, pois as atividades que realizam não exigem, necessariamente, o emprego de tecnologias de ponta.

II. São países que têm como principal atividade econômica o setor secundário da economia,  necessitando apenas aprimorar o desenvolvimento tecnológico.

III. São países que além de terem suas atividades econômicas principais voltadas para o setor  primário, apresentaram conflitos étnicos, que, em muitos casos, destruíram a infraestrutura do país.

IV. São países que, apesar de apresentarem atrasos no seu desenvolvimento econômico, são considerados desenvolvidos, pois estão em busca da inserção no comércio internacional e da melhoria dos indicadores sociais, especialmente com o estreitamento das relações comerciais com a Europa Ocidental.
a) ( ) Todas as afirmações estão corretas.
b) ( ) Estão corretas somente as afirmações I e III.
c) ( ) Somente a afirmação II está errada.
d) ( ) Todas as afirmações estão erradas.

13 - A história da União Soviética começou com a Revolução de 1917, numa tentativa de implementar o socialismo marxista na prática. Mais tarde, a URSS tornou-se um Estado policial sob o comando de Stálin. Contudo, a partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento. O controle rígido da economia pela burocracia estatal gerou estagnação em vez de crescimento. Aos poucos, o desabastecimento até de mercadorias de primeira necessidade tornou-se a regra da economia soviética. Nesse pano de fundo, em 1985, subiu ao poder Mikhail Gorbachev que, para evitar o colapso do sistema, tentou implementar dois grandes programas político-econômicos:
a) “Perestroika” e “Glasnost”
b) “Bolcheviques” e “Mencheviques”
c) “Gulags” e “Plano Quinqüenal”
d) “Nomenklatura” e “Novaya Ekonomiceskaya Politika”
e) “Kolkozes” e “Soukozes”

14 - "O novo secretário-geral do PC soviético, Mikhail Gorbachev, de 54 anos, assumiu o poder (...). Gorbachev é o mais jovem líder soviético desde Josef Stalin (...)." (Jayme Brener, "Jornal do século XX"). Sobre esse governo, é correto afirmar que foi caracterizado:
a) pela ampliação do arsenal atômico da União Soviética e dos aliados no leste europeu, como decorrência
direta do Programa Guerra nas Estrelas do presidente Ronald Reagan.
b) pelo projeto e execução de profundas reformas econômicas e políticas, que superassem a estagnação econômica e garantissem o desenvolvimento da democracia.
c) pelo aumento constante da produtividade soviética na indústria e na agricultura, com o consequente aumento do PIB, que superou o dos Estados Unidos em 1990.
d) pela realimentação da Guerra Fria com a acusação formal contra espiões norte-americanos e ingleses, além do rompimento das relações diplomáticas com a China.
e) pela recuperação de vários princípios da era stalinista, como os planos quinquenais, a coletivização da terra e a obrigatoriedade de salários iguais para os operários industriais.

5 - Sobre o fim da Guerra Fria e o processo de modernização das ex-repúblicas soviéticas, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.
a)- ( ) - Com a queda do muro de Berlim, a União Soviética tornou-se mais forte geopoliticamente, dividindo com os Estados Unidos a posição de potência mundial.
b)- ( ) - Fim da economia planificada, adoção de modelos democráticos nos países do leste europeu e fim da aliança militar socialista foram consequências do final da Guerra Fria.
c)- ( ) - O período de economia planificada preparou os países da ex-União Soviética para o cenário econômico e mundial do fim do século XX.
d)- ( ) - Toda a população dos países da ex-União Soviética tinha acesso aos bens de consumo e aos produtos de primeira necessidade, sem enfrentar nenhum tipo de problema.

16 – Os países assinalados, respectivamente, são:

a)    Rússia, Romênia e Bulgária.
b)    Romênia, Bulgária e Belarus.
c)    Polônia, Romênia e Sérvia.
d)    Sérvia, Romênia e Bulgária.
e)    Polônia, Romênia e Bulgária.





Respostas


1 derrubou o cazrismo (monarquia russa); retirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial;Ampla reforma agrária;estatização de bancos e empresas; planificação da economia, através dos Planos Quinquenais; implantação do regime socialista de partido único; fundação do primeiro país socialista da história - a URSS.
2 D
3 As reformas realizadas pelo governo Gorbatchev (prestroika e glasnot), que fizeram uma reestruturação econômica e política na URSS; e a queda do Muro de Berlim. Esses acontecimentos enfraqueceram o poder político do governo soviético no Leste Europeu e levaram à desintegração da URSS.
4 A
5 A
6 C
7 B
8 Planos governamentais que visavam planejar a economia e produção agrícola e industrial para um período de 5 anos.
9 D
10 Uma organização política, econômica e militar entre as nações que faziam parte da Antiga URSS, pois ainda havia fortes laços culturais, políticos e econômicos entre as repúblicas.
11 D
12
13 A
14 B
15 F - V - F - F
16 E

Nenhum comentário:

Postar um comentário