logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Exercícios: o continente africano

1)  Observe o mapa a seguir.

As partes destacadas no mapa indicam:

a) áreas de clima e paisagens desérticas.
b) áreas de conflito.
c) áreas de floresta.
d) áreas de mineração.
e) áreas de clima frio.


2)  Observe o mapa a seguir.



O mapa anterior indica duas importantes bacias hidrográ­ficas africanas. Quais são elas, respectivamente?

a) A – bacia do rio Níger e B – bacia do rio Nilo
b) A – bacia do rio Congo e B – bacia do rio Orange
c) A – bacia do rio Nilo e B – bacia do rio Congo
d ) A – bacia do rio Senegal e B – bacia do rio Zambeze
e) A – bacia do rio Orange e B – bacia do rio Senegal

3)  Relacione corretamente:

(1)  África do Norte
(2)  África subsaariana
( )corresponde à parte norte do continente, onde localiza-se o deserto do Saara.
( ) A maior parte dos países são subdesenvolvidos e vivem basicamente da agricultura de subsistência. 
( ) Nessa região predominam os povos de origem árabe, etíope, egípcia, dentre outros.
( ) Alguns países destacam-se pelas riquezas minerais como fosfato, gás natural e petróleo.
( )  Localiza-se ao sul do deserto do Saara .A população é composta em sua maioria por grupos negros.
( ) Tem as melhores condições de vida que a maioria do continente.

Marque a alternativa com a sequência correta:  
a- 1 2 1 1 2 1         
b- 2 1 2 2 1 2       
c- 2 2 1 2 1 2       
d- 1 1 2 1 2 1

4) A seguir estão os mais importantes países do continente africano em termos de economia e indústria, com exceção de:

a- África do sul
b- Argélia
c- Níger
d- Egito
e) Nigéria

5) A cerca dos aspectos naturais do continente africano, responde:

a) Qual a forma do relevo que predomina no continente?
Os planaltos

b) Quais os dois rios que se destacam na hidrografia africana?
A bacia do rio Nilo e bacia do rio Congo

c) Quais são as duas paisagens vegetais que se destacam no continente?
Florestas tropicais e as savanas

6) Considere as afirmativas e marque (V) para as corretas e (F) para as falsas. Circule somente a única afirmativa falsa:

a) A subdivisão do continente africano é composta pela África do Norte e a África Subsaariana, sendo que a primeira está localizada na porção sul do continente.
b) O fator natural responsável pela subdivisão do continente africano é do deserto do Saara. Os países que formam a África Subsaariana estão localizados ao sul desse deserto.
c) A África Subsaariana ocupa maior extensão territorial do continente, além de possuir o maior número de habitantes, predominantemente brancos. Os países dessa porção da África apresentam vários problemas socioeconômicos.
d) A população da África do Norte possui características culturais semelhantes aos povos do Oriente Médio, sendo o Islamismo a religião com o maior número de adeptos e extração de petróleo a base da economia.
e) A subnutrição, os confrontos entre diferentes grupos étnicos e a aids são os principais responsáveis pela baixa expectativa de vida dos habitantes da África Subsaariana.

7)A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar.

a) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças.

b) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre os países mais industrializados e os menos desenvolvidos.

c) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos.

d) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico).

e) As fronteiras artificiais foram traçadas pelos Homens, que sempre fizeram a maior justiça possível. Após o processo de independência dos países africanos, essas fronteiras foram mantidas.

8) O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitação dos grupos étnicos". (MARTIN, A. R. "Fronteiras e Nações. Contexto", São Paulo, 1998.) Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedece a limites naturais, a África apresenta as características citadas em virtude, principalmente:

a) da sua recente demarcação, que contou com térmicas cartográficas antes desconhecidas.

b) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais.

c) das extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos "limites naturais".
d) da natureza nômade das populações africanas, especialmente aquelas oriundas da África Subsaariana.

e) da grande extensão longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcação.

9) A África vive (...) prisioneira de um passado inventado por outros. Os conflitos existentes na África, juntamente com a fome e as epidemias, são elementos que constituem o triste cenário deste continente. Entre as explicações para compreendermos a existência dessas intermináveis guerras regionais, podemos apontar que O texto acima se justifica por que:

a) A atual disputa pelo potencial mercado de alimentos impulsiona as grandes potências africanas a investirem maciçamente na produção e venda de armamentos.

b) O continente africano exerce importante papel estratégico nas relações políticas e ideológicas entre os países que compõem os blocos econômicos mundiais.

c) Os conflitos ocorrem por conta do interesse de diversas tribos em constituírem um espaço comum africano para agregar as diversas comunidades em um mesmo grupo étnico-lingüístico-cultural.

d) As atuais fronteiras foram traçadas pelos colonizadores europeus sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente.

e) As comunidades étnicas optaram por entrar em conflitos armados estimulados pela inserção do capitalismo neoliberal e, principalmente, por conta dos diversos produtos industrializados disponíveis nos mercados africanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário