logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de maio de 2015

Resumo: o Continente Europeu

Europa

O continente europeu é considerado o centro do poder econômico mundial e nesse continente está o maior e mais importante bloco econômico do planeta, a união Européia.

Dimensão e localização

Localizada principalmente na zona temperada norte do planeta, Com uma área territorial de quase 10,5 milhões de quilômetros quadrados, a Europa é o segundo menor continente do planeta, superando apenas a Oceania. A população européia de 734 milhões de habitantes, também é a segunda menor do planeta, ficando na frente apenas da Oceania.
 O continente europeu tem terras em três dos 4 principais hemisférios da terra: norte, leste (hemisfério oriental), oeste (hemisfério ocidental). O continente europeu só não tem terras no hemisfério sul, ou seja, ao sul do equador. Do ponto de vista fisiográfico, a Europa forma com  a Ásia, uma única massa continental, conhecida como Eurásia. Porém, foram estabelecidos limites naturais, separando a Europa da Ásia: os montes Urais, o mar Cáspio e o mar Negro, que servem como separação física entre o continente europeu e o continente asiático.
Limites naturais da Europa:
§  Norte: Oceano Glacial Ártico
§  Sul: Mar Mediterrâneo
§  Leste: Oceano Atlântico
§  Oeste: Montes Urais, Mar Cáspio e Mar Negro

Divisão política

Embora com um território pequeno, o continente europeu é bastante fragmentado politicamente. O continente conta com 50 países, sendo que, desses, alguns têm o território muito pequeno: VATICANO, ANDORRA, MÕNACO, LIECHTENSTEIN, LUXEMBURGO, MALTA, SAN MARINO. Dois países europeus têm terras na Europa e na Ásia: RÚSSIA e TURQUIA.

O litoral da Europa é bastante recortado, com muitas ilhas e penínsulas, golfos e baías.
    
    Principais ilhas: Ilha da Grã-Bretanha, Ilha da Irlanda, Ilha da Islândia, Ilha da Sicília, Ilha de Chipre, Ilha da Sardenha e ilha de Córsega.

  Principais penínsulas: Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália), Jutlândia (Dinamarca), Escandinávia (Suécia, Finlândia e Noruega), Balcânica (Grécia, Croácia, etc.).

Divisão Regional
Com o fim da segunda Guerra Mundial (1939-1945), por causa das diferenças econômicas e sociais, e também por ocasião dos sistemas econômicos adotados, a Europa passou a ser dividida regionalmente da seguinte forma:
   
    Europa Ocidental: composta por países capitalistas desenvolvidos, e que ficaram sob a influencia economia, militar e política dos EUA. França, Reino Unido, Itália e Alemanha .

  Europa Oriental ou Leste Europeu: composta por países menos desenvolvidos economicamente, que adotaram o sistema socialista e ficaram sob a influencia economia, militar e política da URRS. Bulgária, Romênia, Ucrânia, República Tcheca, Países Bálticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário