logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de abril de 2015

exercícios: As Guianas



A palavra guiana deriva do vocábulo indígena guyana, que significa “terra de muitas águas”. Essa era a maneira como os indígenas chamavam a área onde se localizam atualmente a Guina, o Suriname (ex-Guiana Holandesa) e a Guina Francesa.

Os três territórios localizam-se no norte da América do Sul, diferenciam-se muito dos demais países sul-americanos, principalmente pelo fato de suas histórias coloniais estarem associadas a ingleses, franceses e holandeses e também pelo tardio processo de independência.

01 - A GUIANA.

A República Cooperativa da Guiana tornou-se independente em 1966, cerca de 80% de seu território de 214.073 Km² é coberto por floresta, suas terras é formado por planaltos com ocorrências de serras e planícies.


A população é formada por negros, indígenas, europeus, chineses, por indianos trazidos do sul da Ásia pelos colonizadores ingleses e por aqueles que originaram da miscigenação desses grupos étnicos.

A atividade industrial é pouco desenvolvida, e o padrão de vida da população é baixo, as terras cultivadas encontram-se na região costeira, onde vivem a maior parte da população do país e onde são cultivados principalmente cana-de-açúcar – o principal produto agrícola – arroz, banana e café.

02 - O SURINAME.

A República do Suriname conquistou sua independência em 1975, antes era chamado de Guiana Holandesa, seu território de 163.820 Km² é formado por uma vasta planície ao norte, colinas no centro coberto por florestas e savanas, o clima predominante é o equatorial.
        
A população é formada da miscigenação entre indígenas e descendentes de indianos, paquistaneses, javaneses, indonésios, chineses e japoneses, ou seja é uma população bastante heterogênea refletindo a forma como os governantes das metrópoles europeias deslocavam os povos de uma colônia para outra, a fim de obter mão-de-obra.

Principais riquezas do país: Plantações de arroz e a exploração de bauxita que responde por 90% de suas exportações. A atividade industrial é muito pequena.


O Suriname vem enfrentando diversas crises políticas e econômicas, com regimes autoritários, golpes de Estado, tráfico de drogas e ataques guerrilheiros que têm afugentado os investimentos estrangeiros e forçado a emigração de muitos de seus habitantes.

03 -A GUIANA FRANCESA.
         
A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França seu território possui 91000 Km² e a população é 187 mil habitantes formada diversas etnias descendentes direto ou miscigenados dos seguintes grupos: africanos, europeus, chineses, vietnamitas e uma minoria árabes e indígenas, a maioria dessa população vive nas cidades litorâneas, sobretudo em Caiena, a capital.
         
Cerca de 90% do território da Guinas Francesa é coberto por floresta. A economia basea-se na exploração de madeira, na pesca, no turismo e na extração de ouro, a produção agrícola é insuficiente para o abastecimento interno, o que obriga a importação da França.
         
Na Guina Francesa está localizada a Base de Kouru, de onde são lançados foguetes espaciais que conduzem satélites para os mais diversos fins. A localização geográfica e astronômica dessa base favorece a economia de combustível usado para efetuar seus lançamentos.

GUIANA, SURINAME E GUIANA FRANCESA -ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO DO TEMA.

1- Sobre as Guianas, responda: 

a- Qual é o maior país vizinho deles? 
O Brasil

b) São banhados por qual dos oceanos?  
Oceano Atlântico (Mar do caribe)

c) Quais são as suas capitais? 
Paramaribo (Suriname), Georgetown (Guiana), Caiena (Guiana Francesa)

02 – O que explica dizer que a Guiana Francesa é um Departamento ultramarino da frança?
A Guiana Francesa é considerada um estado (unidade federativa)da França, ou seja, lá eles chamam de departamento, no Brasil, estados, na Argentina, províncias. A Guiana faz parte do território francês, só que longe do continente.


03 – Sobre esses territórios responda:

A – O que os diferenciam dos demais países da América do Sul?


principalmente pelo fato de suas histórias coloniais estarem associadas a ingleses, franceses e holandeses e também pelo tardio processo de independência.

B – Além do passado histórico, no aspecto natural cite as características que esses territórios têm em comum? 
A floresta Amazônica cobre todas elas; clima equatorial úmido; localizam-se em região planáltica (planalto da guianas). Ricos em recursos minerais, principalmente bauxita e ouro.

C – No aspecto econômico o que esses territórios têm em comum?
A atividade industrial é pouco desenvolvida, e o padrão de vida da população é baixo, as terras cultivadas encontram-se na região costeira, onde vivem a maior parte da população. são grandes produtores minerais da bauxita.


4– Qual das Guianas possui uma base espacial?


a) Suriname 


b) Guiana 


c) Guiana Francesa





5- Qual das Guianas possui instabilidade política no qual afugenta 

investidores externos?



a) Suriname


b) Guiana 


c) Guiana Francesa





6– Coloque os nomes dos países das Guianas: 



Suriname, Guiana e Guiana Francesa


7 - Qual país europeu colonizou o Suriname?


a)Inglaterra


b)França 


c)Holanda





8 - Qual país europeu colonizou a Guiana?


a)Inglaterra


b) França 


c)Holanda





9 – O clima das Guianas se caracteriza por ser quente e úmido no


qual favorece o crescimento de uma vegetação de floresta tropical. 


Que clima é este?



a) Tropical 


b) Desértico 


c) Equatorial 


d) Subtropical





10– Complete: Oficialmente chamado de República do Suriname é 


um país do norte da América do Sul, limitado a norte pelo oceano 


Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil


oeste pela Guiana.




11– Relacione as Guianas com seus respectivos idiomas oficiais:


(   a   ) Inglês


(   b  ) Holandês


(   c   ) Francês

A – Guiana


B – Suriname


C – Guiana Francesa





12– A floresta predominante nas Guianas é a :


a) Amazônia 


b) Mata Atlântica

c)Savana

3 comentários:

  1. b) São banhados por qual dos oceanos?
    Oceano Pacífico (Mar do caribe)

    reveja a sua resposta, pois a mesma esta equivocada, os países são banhados pelo oceano Atlântico.

    ResponderExcluir