logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de outubro de 2013

AMÉRICA

AMÉRICA
Este nome foi dado depois da chegada a estas terras de Américo Vespúcio, que ultrapassou as ilhas descobertas por Cristóvão Colombo, chegando pela primeira vez ao continente no final do século XV.
Devido à sua extensão geográfica, o continente americano é dividido em três partes, que são as Américas do Norte, Central e do Sul. O continente americano é cortado pela linha do Equador na América do Sul, pelo Trópico de Capricórnio e pelo Trópico de Câncer.

Na América do Norte estão localizados 3 países: Canadá, Estados Unidos e México.
CANADÁ – País rico em recursos minerais, com grande potencial hidrelétrico. Tem a segunda maior economia do continente americano. Tem um dos melhores IDH do mundo, membro do G-8. A sua economia é muito dependente dos investimentos norte-americanos.

EUA – País que atingiu o status de maior potencia econômica nas áreas: militar, cultural, econômica, militar, tecnológica, industrial e política. Essa hegemonia que dura vária décadas, só poderá ser ameaçada no futuro pela China.

MÉXICO – País latino em formato de funil, que geograficamente faz parte da América do Norte. Vizinho dos EUA, faz parte do Nafta ( Acordo Norte-Americano de Livre Comércio). Grande produtor mundial de petróleo. Rota ilegal de imigrantes para os EUA. Tem alcançado nos últimos anos um nível importante de industrialização, motivado pelos investimentos norte-americanos e das indústrias “maquiladoras” que montam produtos norte-americanos na fronteira entre os dois países e em seguida devolve os produtos montados aos EUA.
Na América Central estão localizados 20 países: Antígua e Barbuda, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago. 
Na América do Sul estão localizados 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela, Uruguai.

Do ponto de vista histórico-cultural, o continente americano pode ser dividido em:

América Anglo-Saxônica- Parte da América (EUA e Canadá) onde a conquista foi feita por ingleses em sua maioria e uma minoria de franceses em partes do Canadá.
  • Predomina o inglês na maior parte e o francês na província do Québec (Canadá)

  • De modo geral foram colônias de povoamento

  • A população dispõe de excelente padrão de vida e os países desse grupo (Canadá e EUA) são marcados por avanços tecnológicos e econômicos.

América latina – Parte da América onde a conquista foi feita por: espanhóis (a maioria), portugueses, e franceses – povos que falam idiomas neolatinos.

  • Engloba a parte da América que vai do México até o extremo sul do Chile e da Argentina.

  • Em geral, foram colônias de exploração, baseadas no sistema agrícola de plantations e mão de obra escrava.

  • Marcada por atraso tecnológico e industrial, corrupção política, dívidas externas intermináveis e condições precárias de vida da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário