logomarca

logomarca

Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

exercícios 9° ano: Regiões Polares e Oceania


 1) O único continente na zona térmica polar é:

a) Ásia
b) África
c) América
d) Europa
e) Antártida
2) As afirmativas a seguir referem-se às regiões polares.

I - A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km2, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.



II - A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).



III - Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

3) A respeito do continente Antártico, analise as afirmações abaixo e responda de acordo com o esquema que se segue.

I - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.


II - Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental.


III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.



IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pingüins , renas e lobos

a) Somente II, III e IV estão corretas.
b) Somente I, II e IV estão corretas.
c) Somente I, III e IV estão corretas.
d) Somente I, II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

4) "É recorde este ano sobre a Antártida a perda de substância que filtra raios ultravioletas e evita cânceres de pele."

ROMBO SOBRE A ANTÁRTIDA

Este ano o buraco de ozônio bateu todos os recordes. A ampliação do buraco da camada de ozônio representa risco ambiental para países como o Chile, a Nova Zelândia,



a) a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
b) o Paraguai, Angola e a Austrália.
c) o Uruguai, Madagascar e Namíbia.
d) a Argentina, a África do Sul e a Austrália.
e) o Paraguai, a África do Sul e Namíbia.

5) A efetiva conquista do Polo Sul escreveu mais uma das histórias marcadas pelo heroísmo com fim trágico. De acordo com que estudamos justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.

a) Em 18 de outubro de 1911, partindo da ilha das Baleias, Amundsen viajou aproximadamente três meses. C



b) De acordo com seus registros, em 14 de dezembro alcançou o eixo imáginario em torno do qual a Terra faz seu movimento de rotação,sendo o primeiro a conquistar o Polo Sul. C



c) O inglês Robert Falcon Scott, partiu da Ilha de Ross, no dia 2 de novembro, com quatro companheiros. E



d) Dois componentes da equipe de Scott morreram ao retornar e, no dia 29 de março de 1912, foi feita a última anotação no diário de Scoott, a dezoito quilômetros de um refúgio preparado para eles. C



e) Outras expedições ocorreram na primeira metade do século XIX, com menor ou maior sucesso, porém as grandes expedições chegaram ao continente gelado somente após a Segunda Guerra Mundial. E

6) Em 1946, os Estados Unidos realizaram a primeira grande expedição ao continente antártico.
De acordo com seus comhecimentos justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.

a) O interesse pela região cresce juntamente com as descobertas sobre os recursos naturais disponiveis para a exploração.
b) O Ano Geofísico Internacional foi um marco importante que impulsionou as pesquisas internacionais.
c) O Ano Geofísico Internacional durou de 10 de Junho de 1957 a 31 de dezembrode 1958.
d) Com o intersse político e econômico envolvidos nessa região surgiu a necessidade de elaborar normas, de carater nacional.
e) Em 10 de dezembro de 1959, foi assinado em Washington o Tratado da Antártida, que passou a vigorar somente em 1961.

7) As pesquisas desenvolvidas nas regiões polares têm levado a descobertas importantíssimas para toda a humanidade. De acordo com o enunciado justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.

a) Achados fósseis comprovaram a teoria das placas tectônicas e da deriva continental, proposta por Wegener, demonstrando realmente que a Antártida fazia parte do supercontinente primitivo chamado Gondwana.
b) A camada de gelo acumulada por milhões de anos na Antártida é um arquivo natural que pode fornecer informações sobre as alterações climáticas e ambientais.
c) Há projetos internacionais mais específico na Antártida.
d) 27 países possuem base de pesquisas científica no continente antártico.
e) O Brasil aderiu ao Tratado da Antártida em 1975 e, em Janeiro de 1982, iniciou o Proantar.

8) De acordo com os seus conhecimentos marque a alternativa correta que corresponde à conquista da Antártida.
a) O norueguês Roald Amundsen e o inglés Robert Falcon Scott foram os primeiros a alcançar o Polo Sul.
b) Scott e seus companheiros, conquistadores do continente gelado, morreram antes de concluir a expedição.
c) Antes de ser constatada a existência do continente antártico, este era chamado de Patagônia.
d) A confluência dos oceanos Pacífico, Atântico forma o Mar Antártico, que cerca todo o continente.
e) No interior do continente, próximo ao Polo Norte, a Fauna e a Folra não têm condições de desenvolvimemto.

9) A Austália e Nova Zelândia são os países com o maior número de habitantes de origem europeia. De acordo com a econômia da Austália julgue os itens com C para certo e E para errado.

(Ca) A Austrália apresenta o maior Produto Interno Bruto da Oceania, seguido pela Nova Zelândia.
(Eb) O PIB da Austrália é de 537,3 bilhões de dólares, com um crescimento anual de 3,5%.
(C) c) Sua indústria produz máquinas e equipamentos, produtos metalúrgicos, produtos gráficos e editoriais, madeiras e papel.
(C) d) A mineração do país se destaca pois os australianos despontam entre os maiores produtores mundiais de ferro, manganês, ouro, diamantes, carvão mineral e gás natural.
(E) e) O governo australiano destina 2,7% do Produto Interno Bruto para pesquisas e desenvolvimento.

10) A topografia acidentada da Nova Zelândia sempre contribuiu para que se desenvolvesse a pecuária. Assim desde sua colonização, vem se dedicando a essa atividade econômica.De acordo com o enunciado justifique os itens com C para certo e E para errado.

a) A Nova Zelândia de tornou o maior exportador de carne bovina, lã e manteiga e esses produtos representam 40% de sua pauta de exportações. C
b) A produção de manufaturados no país é recente, mas já soma cerca de 25% de todas as exportações. C
c) Na mineração, explora-se carvão, gás natural, areia sílica.
d) A econômia da Nova Zelândia apresenta um Produto Interno Bruto de 99,9 bilhões de dólares e um crescimento médio de 4% ao ano. E                             esse é o PIB da Austrália
e) Com respeito ao turismo, a Nova Zelândia tem sido procurada por um milhão e seiscentos mil turistas todos os anos. C

11) Em relação a estrutura geopolítica da Oceania o domínio do continente, iniciado pelos portugueses e espanhóis no século XVI, passou pormuitas alterações. De acordo com essasa alterações assinale a única alternativa correta.

a) A definição de grande parte do território da Oceania ocorreu após a Primeira Guerra Mundial.
b) O recentemente domínio espanhol foi conquistado pelos franceses ao vencer a guerra hispano-americana em 1898.
c) A Alemanhã, como consequência da derrota sofrida na Primeira Guerra Mundial, teve seus domínios coloniais divididos entre a Grã-Bretanha, o Japão, a Australia e a Nova Zelandia,
d) O japão manteve sua influencia por muito tempo.
e) Os Estados Unidos não ampliou seu dominio nas ilhas cedidas pelo Japão.

12 – O Brasil aderiu o tratado da Antartida em 1975, e em janeiro de 1982 iniciou Proantar, que passou a ser executado de forma descentralizado por universidade, institutos de pesquisa e entidade publicas e privadas, de acordo com uma comissão coordenada pelos ministeios das Marinha, e da Ciência e Tecnologia. De acordo com que estudamos justifique os itens com C para Certo e E para errado.
a) as atividades brasileiras na Antartida são deenvolvidas na Estação Comandante Ferraz, em quatro refugios .
b) Os quatros refugios destribuidos são: ilhas Elefante, Nelson e Rei George e pelo navio de apoio ocenografico Ary Rongel.
c) Os refugios são contêineres que podem abrigar até vinte e seis pesquisadores durante o verão.
d) A Estação Antártida Comandante Ferraz conta com três módulos,acomodando até 24 pesquisadores, operada por um grupo de apoio de dez militares da Marinha, que permanece na Antártida por um período contínuo de dize meses.
e) A força Aérea Brasileira realiza, por ano, sete voos de apoio, levando os materiais necessarios e viabilizando a troca de pesquisadores durante o inverno, numa demonstração do interesse do Brasil no futuro do continente Artartico.

13) Estudos cientificos mostraram que um buraco na camada de ozonio, similar ao que existe na Antartida, pode estar ser formando sobre o Artico. De acordo com enunciado julgue os itens abaixo com C para certo e E para errado.

a) Embora a Antartida seja mais afetada pelo problema, a questão e mais grave na região polar norte, porque atinge regiões povoadas da Europa, da Asia e da América do Norte.
b) Estudos realizados no final da década de 1991, apontam a poluição do ar por toxinas, liberadas pela inceneração de lixo e pelas industrias dos países da América do Norte.
c) A investigações climaticas levaram á conclusão de que os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 80% da emissão de toxinas que afetam o Artico canadense.
d) Os estudos no Artico e na Antartida ainda estão em adamento e já levantam preocupações centrais quanto ao futuro do ambiente terrestre e da continuidade de um modelo de civilização que prejudica maciçamente a atmosfera, os oceanos e varios ecossistema do planeta.
e) Desde a apresentação dos resultados desses estudos, foram aprovados varias leis para garantir o controle da emissão de poluentes.






4 comentários:

  1. Pode me enviar o gabarito dessas questões? Obrigada!! chrisalves21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. me envia o gabarito tambem obrigado!!! robertaemantovani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se vc pode me enviar o gabarito. (lilianetorres166@gmail.com

    ResponderExcluir